AINDA ESTOU AQUI - UM FILME INTERESSANTE
AINDA ESTOU AQUI - UM FILME INTERESSANTE
FUI VER O FILME DUAS VEZES. FIQUEI IMPACTADO PELA VIOLÊNCIA QUE ELE ABORDAVA. ACHO QUE TIVE UNS CISCOS NOS OLHOS. ALGUMAS LEMBRANÇAS VIERAM EM ALGUMAS CENAS.
O FILME EM SI É APENAS CHEIO DE CENAS COTIDIANAS DA ÉPOCA DA DITADURA. CENAS DIÁRIAS, MAS ALGUMAS DESCONHECIDAS. EU ME VI NO FILME E TAMBÉM MINHA FAMÍLIA. VIVÍAMOS NORMALMENTE COMO SE NADA ACONTECESSE.
"AINDA ESTOU AQUI" É UM FILME PESADO. SUA HISTÓRIA ASSUSTA E MACHUCA. ESPECIALMENTE QUE CONHECE UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA DITADURA NO BRASIL. ATUALMENTE, PENSO QUE POUCOS CONHECEM. POR ISSO, O FILME TEM GRANDE IMPORTÂNCIA. PRECISAMOS SABER DO TERROR QUE ANDOU POR AQUI NESSES ANOS DE TERRORISMO INSTITUCIONAL NOS ANOS DE CHUMBO, 1964 A 1985.
FAZ TEMPO QUE NÃO CONSIDERO O OSCAR. JÁ PERCEBI DIVERSAS FARSAS QUE ELE REPRESENTA. ISSO DO PONTO DE VISTA ARTÍSTICO CINEMATOGRÁFICO. HOJE ENTENDO QUE SER NOMEADO AO OSCAR E OUTROS PRÊMIOS DO GÊNERO É UMA VERGONHA. NÃO SOU CAPITALISTA SELVAGEM. NÃO DESEJO DINHEIRO E FAMA A QUALQUER PREÇO. TER DINHEIRO PRA VIVER BEM É BOM. TER EXAGERADAMENTE É CRIME. DEIXA ISSO PRA DEPOIS.
QUERO AQUI EXPOR MEU PENSAMENTO SOBRE O TRABALHO DE TODOS NO FILME. ENTRETANTO, NÃO VOU ME ALONGAR MUITO. JÁ O FIZ NO INÍCIO.
VOU ME CONCENTRAR UM POUQUINHO NA ATUAÇÃO DE FERNANDA TORRES. TRATA-SE DE UMA ATUAÇÃO EXCELENTE. VEMOS EUNICE PAIVA NA ATRIZ. SEUS MOVIMENTOS, SUAS FALAS, SUAS EXPRESSÕES. VEMOS EUNICE LUTAR BRAVAMENTE CONTRA A DITADURA. ELA CONDUZIU SUA VIDA DIVIDIDA ENTRE A FAMÍLIA, SUA LUTA PESSOAL PARA REVIVER RUBENS PAIVA E ATUAR A FAVOR DAS CAUSAS INDÍGENAS. É UMA LUTA CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
FERNANDA TORRES ATUOU MUITO BEM COMO EM OUTROS TRABALHOS. NÃO É NOVIDADE PARA NÓS SEU TALENTO DESENVOLVIDO COM ESTUDO E TRABALHO. TIVE OPORTUNIDADE DE VER "A CASA DOS BUDAS DITOSOS" NO CCBB DE SÃO PAULO, UM MONÓLOGO ESCRITO POR JOÃO UBALDO.
SEI QUE O FILME VAI GANHAR RIOS DE DINHEIRO PELA PROJEÇÃO NA MÍDIA. HOUVE GASTOS E A IDEIA É LUCRAR COMO DITA O CAPITALISMO. TENHO MINHAS OBJEÇÕES A RESPEITO DOS OBJETIVOS E SEUS MÉTODOS. NÃO É ESTE O PONTO.
GANHAR PRÊMIOS É BOM E SATISFAZ ALGUNS EGOS E EGÓLATRAS. COMO FICAM OS OUTROS QUE SÃO IGUALMENTE BONS OU ATÉ MESMO MELHORES? O MUNDO CINEMATOGRÁFICO ANDA CHEIO DE EXEMPLOS. OUTROS CRÍTICOS JÁ FIZERAM CITAÇÕES E EXEMPLIFICARAM. NÓS MESMOS JÁ VIMOS INÚMEROS CASOS.
FERNANDA TORRES, FERNANDA MONTENEGRO E OUTRAS MILHARES DE ATRIZES FORAM INDICADAS. ALGUMAS GANHARAM E OUTRAS NÃO. E ASSIM PERMANECERÁ O CENÁRIO.
MESMO SE NÃO FOSSEM INDICADAS A PR|ÊMIOS, FERNANDA MONTENEGRO E FERNADA TORRES, SERIAM RECONHECIDAS COMO GRANDES ATRIZES. JÁ VIMOS DIVERSOS TRABALHOS DELAS. NEM ELAS NEM ATRIZ ALGUMA PRECISA SER INDICADA PARA PRÊMIO NEM GANHAR ESTES PRÊMIOS PARA TRABALHAR BEM. O MUNDO CINEMATOGRÁFICO VAI ALÉM DE INDICAÇÕES E VITÓRIAS EM PRÊMIOS. O MUNDO NÃO VIVE SÓ DE INDICAÇÕES E PRÊMIOS.
O LADO BOM DESTA DIVULGAÇÃO E EXPECTATIVA FICA POR CONTA DA INVEJA DOS BOLSOFASCISTAS. COMO SE TRATA DE UM FILME CONTRA A DITADURA DE 1966-1985 DEFENDIDA POR ELES. O FILME, A INDICAÇÃO E AS PREMIAÇÕES DEIXAM A EXTREMA DIREITA SEM FÔLEGO.
NO MOMENTO ATUAL, SOMOS ATACADOS POR QUALQUER COISA QUE FAZEMOS PARA COMBATER O FASCISMO QUE INSISTE EM EXISTIR, MENTIR E PROMOVER DESTRUIÇÃO DA DEMOCRACIA.
COM INDICAÇÕES, PREMIAÇÕES E OUTROS PENDURICALHOS OU SEM, "AINDA ESTOU AQUI" É UM PEQUENO PEDAÇO DA NOSSA HISTÓRIA QUE PRECISA SER CONTADO.
Comentários
Postar um comentário